Aula UQ: 25/08/2015

modesta-proposta-flyer-1
Flyer de divulgação – Modesta Proposta

Local: Sala Letras Libras / PACC – Faculdade de Letras/UFRJ

– De 10h às 11h: Apresentação do curta “MODESTA PROPOSTA – Gourmet”, com Marcelo Guerra e direção de Zé Alex.

Modesta Proposta é uma livre adaptação do texto de Jonathan Swift, de 1729 que continua muito atual em tempos de redução da maioridade penal. A cena reproduz um pequeno programa de variedades onde um renomado chef expõe a sua proposta durante a feitura de um prato utilizando um raro tipo de carne.

– De 11h às 12h: Bate papo sobre montagens independentes e de forma colaborativa com Zé Alex.

– De 12h às 14h: Intervalo para almoço

– De 14h às 16h: Palestra “Reinventar escritas, reinventar corpos”, com Prof. Frederico Oliveira Coelho (PUC-Rio)

Nesta palestra, o professor debaterá a emergência de um novo cenário na produção cultural brasileira da última década, pensando as novas formas de escrita que se expandem para além da literatura dita canônica e do suporte tradicional do livro.

Não se trata de falar apenas sobre escrita nas redes sociais ou em outros formatos contemporâneos, mas sim de pensar como, ao contrário do pessimismo de uma geração de críticos, o desejo de ficção, de poesia e de fabulação sobre si nunca esteve tão quente entre nós. Ao mesmo tempo, vemos cada vez mais os novos discursos estarem vinculados à invenção de novos corpos, novos sujeitos e novos narradores no jogo da arte e da cultura.

Com que ferramentas pensamos esses novos tempos? Inventaremos novos conceitos? Criaremos novas universidades? Essas e outras perguntas guiarão nossa conversa.

– De 16h às 18h: Oficina da Palavra: “O que é literatura?”, com Prof. Georgina Martins (UFRJ).

Indicação de leitura: Bibliografia básica de produção textual e Memórias das primeiras letras.