Cena Oeste – Um Olhar Sobre Agentes Culturais da Periferia da Cidade

A primeira turma de fotografia da ocupação Cena Oeste, formada pela Escola Livre de Teatro, no Teatro Arthur Azevedo, em Campo Grande, inaugurou no sábado, dia 1 de dezembro, a exposição “Cena Oeste – Um Olhar Sobre Agentes Culturais da Periferia da Cidade”. Com entrada gratuita a mostra destaca o trabalho de cinco ativistas marcantes na história da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Thiago Sales, produtor cultural que desenvolve atividades de inclusão sociocultural no projeto Ponto Cine, localizado em Guadalupe.

Gledson Vinícius, publicitário, poeta e blogueiro, que fundou em 2010 a empresa-verso Poeme-se, que produz camisetas com trechos de poesias de autores famosos.

Binho Cultura, fundador do Centro Cultural A História que Eu Conto, que ocupa escola desativada dentro da Vila Aliança, oferecendo oficinas para a comunidade.

Cláudia Pereira de Siqueira, da cooperativa de costureiras de Santa Cruz – Coosturart, que usa a moda como ferramenta para divulgação da memória do bairro.

Alexandre Damascena, responsável pela ocupação Cena Oeste, que é morador de Santa Cruz, ator, professor de teatro e literatura, ativista cultural, com ampla atuação em projetos socioculturais, de educação não formal, na região.

Sobre a importância desta e de outras ações realizadas pela ocupação, Damascena afirma: “A proposta dos cursos do Cena Oeste é fazer o aluno repensar a cidade e o lugar que ocupa nela, além de acabar com o estigma que periferia é o lugar do “não posso”. Queremos mostrar o contrário, que é um lugar de pessoas que produzem arte da melhor qualidade”

ESCOLA LIVRE DE TEATRO

A Escola Livre de Teatro vem desenvolvendo um trabalho de formação em teatro destinado a jovens artistas da Zona Oeste, que visa consolidar a cena artística da região, a partir do fomento à produção teatral e à formação de plateias. O projeto teve início em 2007 na Cidade das Crianças, bairro de Santa Cruz, e desde então circula por espaços públicos oferecendo atividades de formação gratuitas, sempre associadas à construção de uma programação aberta aos moradores.

Desde 2010, a Escola Livre de Teatro ocupa o teatro Arthur Azevedo, em Campo Grande. Além das oficinas gratuitas de interpretação, para crianças e adultos, em 2012 também passou a oferecer curso de fotografia.

SERVIÇO

Exposição “Cena Oeste – Um Olhar Sobre Agentes Culturais da Periferia da Cidade”
Entrada gratuita
De: 1 a 14 de dezembro – segunda a sexta, das 10hs às 18hs. Sábado. das 10hs às 16hs