Claudina de Oliveira convida para II Semana da Baixada Fluminense

A Baixada canta, dança e se agiganta: conectando culturas e conhecimentos

A quebradeira Claudina de Oliveira participa da II Semana da Baixada com a exposição “Autores e Livros da Baixada” (com venda e sessões de autógrafos); e na organização das mesas:

Mesa 2: Produção literária na Baixada I: Por que e para que produzir um livro?
Mesa 4: Produção literária na Baixada II: O processo de produção e divulgação literária.
Mesa 5: Universidade das Quebradas: Ecologia dos Saberes, periferia e Baixada, com a participação de Marilene Gonçalves, José Otavio Pompeu e Beá Meira.

A II Semana da Baixada acontecerá nos dias 5, 6, 7, 8 e 9 de agosto, no âmbito do Instituto Multidisciplinar (IM), campus Nova Iguaçu, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Trata-se de um encontro onde estarão presentes, dialogando e interagindo professores, pesquisadores, alunos universitários e da escola básica, artistas, produtores culturais e os mais variados grupos culturais da região da Baixada Fluminense. Este evento se propõe a criar múltiplas possibilidades de interação entre o saber acadêmico e não acadêmico, com exposições, debates, filmes, dança, música, lançamento de livros e apresentação de trabalhos, aproximando assim os protagonistas das culturas na Baixada Fluminense – RJ e o mundo acadêmico fixado nesta região.

A II Semana da Baixada Fluminense – A Baixada canta, dança e se agiganta: conectando culturas e conhecimentos é uma atividade desenvolvida pelo grupo PET/Conexões de Saberes: Dialogando e Interagindo com múltiplas realidades e saberes na Baixada Fluminense – RJ.

O evento tem o objetivo de consolidar a extensão universitária — como um espaço de diálogo e de interação entre a comunidade acadêmica que desenvolve ensino e pesquisa sob as perspectivas dos diferentes ramos da ciência — e a sociedade em geral, sobretudo aqueles segmentos organizados e que são protagonistas dos vários saberes que contribuem para o desenvolvimento cultural da Baixada Fluminense. Essa troca proporciona uma aprendizagem mútua entre a universidade e a sociedade, possibilitando o favorecimento de múltiplos olhares sobre temáticas diversas que interessam a Baixada Fluminense. Além disso, a vivência entre grupos e pessoas distintas promove a integração social e possibilita novas perspectivas, a partir do conhecimento produzido de forma acadêmica, de saberes e de experiências que enriquecem o cotidiano da comunidade universitária e da população como um todo.

Local: Instituto Multidisciplinar – Campus Nova Iguaçu – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (em frente à Linave)

Site com a programação: http://petconexoesbaixada.eu5.org/IISB/.
Consulte a programação aqui.
Consulte os eventos da Mostra cultural aqui.