Claudina Oliveira em cartaz na peça Juiz de Paz

O Teatro Municipal Ziembinski, na Tijuca, reabre suas portas para a população dando continuidade à apresentação da “Mostra de Comédia Martins Pena”, dentro da Residência Artística de Os Ciclomáticos. Agora são três espetáculos a serem encenados na seguinte ordem: O juiz de paz, O noviço, O judas em Sábado de Aleluia, sempre às 20h, e com preço popular: R$ 2,00. A mostra acontece nos dias 20, 21, 27 de março.
O juiz de paz é o espetáculo da Fios Cia. Teatral, contemplado com o edital Novas Cenas em 2011, em homenagem ao dramaturgo Martins Pena. Sob a direção de Renato Neves, o espetáculo, hoje adaptado como O juiz de paz tem feito apresentações dentro e fora do estado do Rio de Janeiro; contabiliza doze indicações a prêmio no 1º Fest Kaos em Cubatão/SP e no 34º Festival Estadual de Teatro do Rio de Janeiro: Pesquisa Corporal; Melhor Cenografia; Melhor Figurino (2); Melhor Maquiagem (2); Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Atriz; Melhor Iluminação; Melhor Espetáculo e Melhor Direção, E possui, em seu currículo os prêmios Melhor Figurino (Tiago Costa), no 1º Fest Kaos em Cubatão/SP; Melhor Ator Coadjuvante (Almir Rodrigues) e Pesquisa Corporal (Renato Neves).

O grupo Fios Cia. Teatral — oriundo da Baixada Fluminense — foi formado em 1998, na segunda turma do Curso Livre de Teatro, no Sesc Nova Iguaçu, e em pouco tempo de exercícios já participava de eventos culturais com performances líricas, denominadas Poetradas, recitando grandes autores da Literatura Brasileira. Em seguida, realizaram a montagem da leitura dramatizada de Exceção à regra, de Bertold Brecht, com apresentações na rede Sesc Rio de Janeiro. Ainda como alunos no Sesc/RJ os participantes do grupo fizeram a adaptação de Noite de reis, de Willian Shakespeare, que resultou no espetáculo Sinfonia dos amantes, que ficou em cartaz durante dois anos na cidade de Nova Iguaçu, com direção de Lino Roca. A partir desse espetáculo, o grupo passou a se chamar Fios da Roca, até novembro de 2011.
317519_444439968966547_192661303_n
Em 2002, o Fios da Roca, juntamente com a dramaturga Cristina Paraizo, concebeu A janela da Bela Arabela, uma seleção de vinte deliciosos poemas do livro Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles, com aproximadamente trezentas apresentações na Baixada Fluminense e em outras partes do estado do Rio de Janeiro (região serrana; zona norte e sul carioca), e no X Festival Infantil de Teatro, da Fundação Trianon, em Campos dos Goitacazes, onde recebeu indicações para Melhor Atriz, Iluminação, Sonoplastia e Cenário, conquistando os prêmios de Sonoplastia e Cenografia.

Em 2003, o grupo idealizou o espetáculo Contando ninguém acredita, sob a direção de Tiago Costa: uma coletânea de parlendas e contos populares, com uma curta temporada para alunos da rede pública de ensino, na cidade de Nova Iguaçu.

O Fios da Roca participou de vários recitais de poesias, esquetes temáticas, com destaque para o espetáculo Na onda da preservação, um texto adaptado de cartilhas de noções de higiene e saneamento básico do projeto Morar Bem da Caixa Econômica Federal, e dirigido por Tiago Costa; O grupo montou ainda Railander, de Domingos de Oliveira na II Mostra Cena Curta – Fetaerj – Teatro Miguel Falabela/RJ.

A companhia hoje conta com apenas três integrantes: Claudina Oliveira, Tiago Costa e Márcio Guedes. Nos espetáculos atualmente em cartaz, O juiz de paz, e De Iguassú Velha à Nova Iguaçu, contam com atores e técnicos convidados de outros grupos parceiros. Engajados com as questões da identidade da região da Baixada Fluminense, apresentaram performances que contam a história do surgimento e da construção desse conglomerado de treze municípios; e ainda no ano 2000 estrearam a performance Iguassú, Maxambomba e Nova Iguaçu, um primoroso cordel de Mestre Azulão. Ainda nessa abordagem, montaram, em 2008, o espetáculo De Iguassú Velha à Nova Iguaçu, de Ney Alberto de Barros (in memorian), sob a direção do premiadíssimo Ribamar Ribeiro, que é apresentado desde então em escolas, igrejas e Sescs da região, nas comemorações do 30 de abril, Dia da Baixada Fluminense.

Espetáculo: O juiz de paz
Texto: Martins Pena
Adaptação: Renato Neves
Sinopse: Aninha quer casar com José, mesmo sem a autorização de seus pais, Manuel João e Maria Rosa. Quando o pai de Aninha, recebe do juiz de paz da localidade a incumbência de levar um novo preso à cidade, descobre que o preso é José. E agora? Diante disso, o que Aninha pode fazer para salvar seu amado dessa situação?
Elenco: Almir Rodrigues, Claudina Oliveira, Israel de Castillo, Lucimar Machado, Fernanda Sabot, Márcio Guedes, Renato Vieira e Thiago Zandonai.