Encontro de Ação Griô Nacional

Bigfree convida para um evento importante para nós que desejamos um mundo com mais equidade:

Rede Ação Griô e Lab Cultura Viva (UFRJ) lançam Laboratório de Políticas Culturais no Rio de Janeiro. O encontro acontece nos dias 20 e 22 de outubro, na Escola de Comunicação da UFRJ (ECO).

As atividades incluem caminhadas, trilhas griôs e vivências em comunidades tradicionais da cidade do Rio de Janeiro. As atividades contarão com presença de mestres e griôs de tradição oral de todo o país, aprendizes e educadores, para articulação de políticas públicas e práticas pedagógicas da tradição oral em diálogo com a educação formal para o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo brasileiro.

O Laboratório de Políticas Culturais é dedicado ao fortalecimento da Rede Ação Griô, uma das mais importantes experiências de políticas publicas de Educação Formal e Tradição Oral no Brasil, que desde 2006, reúne Griôs Mestres, pontos de cultura e comunidades em um processo de valorização e reconhecimento dos saberes e fazeres de tradição oral do Brasil no currículo das escolas e universidades públicas.

O lançamento do Laboratório acontece no dia 22 de outubro, a partir das 16h, no Teatro de Arena da UFRJ, e contará com a presença da Ministra da Cultura, Marta Suplicy, a Presidente da Frente Parlamentar de Cultura do Congresso Nacional, Jandira Feghali, Secretária de Cidadania Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, artistas como o rapper GOG (DF), o compositor Chico César (PB) e a Cirandeira Lia de Itamaracá (PE). Na ocasião será encenada uma aula- espetáculo sobre a história de vida do jornalista, senador, teatrólogo e intelectual, Abdias do Nascimento.

A Escola de Comunicação da UFRJ e o Teatro de Arena do Instituto de Economia ficam no campus da Praia Vermelha, na avenida Pasteur, 250, Urca.

Por Mariana Mauro (Bolsista PIBEX – ECO/UFRJ)