Filosofia e História se complementam nas Quebradas

Charles Feitosa, professor de Filosofia na Uni-Rio, e Vânia Leite Fróes, professora de História na UFF, foram os grandes convidados da última aula da Universidade das Quebradas. O primeiro, em um comemorado bis – já que deixou todo mundo querendo mais depois da última aula que deu, dia 19 de abril – falou sobre os rumos da Filosofia nos dias atuais. Já a segunda debutou entusiasmada no universo dos Quebradeiros, falando sobre a Idade Média.

O professor abriu o dia retomando o diálogo iniciado na aula da semana anterior, em que debateu o pensamento filosófico. Para dar continuidade ao tema, Charles falou sobre as diferenças entre o Realismo e o Relativismo, duas ricas correntes teóricas no campo da Filosofia. “Para os relativistas, existem muitas verdades, por exemplo, cada época tem a sua. Já os realistas acreditam que a verdade é única” distinguiu Charles, que também animou a turma ao trazer questões relativas ao amor e à troca entre o eu e o outro: “O amor é a pluralização da existência”, sentenciou Charles.

Vânia, por sua vez, falou sobre como enxergar a Idade Média: “Cada tempo também repensa o outro tempo. Todo historiador vê o outro tempo pela janela do seu próprio.” A professora retratou a época e comentou sobre as dificuldades de se estudar um período tão distante do nosso atual, mas ressaltou que isso não pode servir de desculpas para não se estudar uma parte tão importante da história humana.

Juntando Filosofia e História, os Quebradeiros saíram com a certeza de que nós todos somos, afinal, uma construção complexa, cheia de si própria, dos outros e de tempos atuais e passados. Tudo junto e misturado, ao estilo melhor da Universidade das Quebradas!