Marcio Rufino recebe o Prêmio de Litteratudo – Monteiro Lobato

O Movimento União Cultural de São Paulo brindou o quebradeiro Marcio Rufino com o Prêmio Litteratudo-Monteiro Lobato por serviços prestados à cultura como escritor, ator e ativista-militante cultural do coletivo Pó de Poesia e do Sarau Donana, além de nomeá-lo delegado cultural municipal pela cidade de Belford Roxo onde mora.

O prêmio foi entregue pelas mãos da poeta e ativista-militante cultural Janaína da Cunha no Identidade Cultural e Movimento Culturista, sarau apresentado pela poeta toda a tarde do segundo sábado do mês no bar Amarelinho na Cinelândia, centro do Rio.

O Movimento foi criado pelo senador cultural do FEBACLA (Federação Nacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes) Luiz Antônio Cardoso.

Confiram abaixo as ações do movimento:

2003 e 2004 – Idealização e organização de 5 concursos de poesias, sendo 3 para presos e 2 para funcionários das Penitenciárias I e II de Potim-SP;

2006 a 2008 – Idealização e supervisão geral do Projeto AGENDA CULTURAL COREVALI, para os funcionários da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral, composta de 18 unidades prisionais com cerca de 4.000 funcionários, com programação cultural, literária, artística, filantrópica e desportiva – projeto que chegou, mesmo, à época, com praticamente nenhum apoio, a finalista do Prêmio Mário Covas, do Governo do Estado de São Paulo, em 2006.

2006 e 2008 – Idealização e organização de 2 concursos de poesias para funcionários da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral, composta de 18 unidades prisionais com cerca de 4.000 funcionários.

2009 –Fundação da Federação de Xadrez “Gary Kasparov” formada por detentos da Penitenciária “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé-SP (supervisão geral de Luiz Antonio Cardoso e coordenação de diversos detentos), para organizar, regulamentar e cultivar a prática do jogo de xadrez nas dependências da unidade prisional.

2009 – Fundação do Projeto “Paz e Luz”, formado por detentos da Penitenciária “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé-SP (supervisão geral de Luiz Antonio Cardoso e coordenação de W. Mota), como braço da União Brasileira de Trovadores dentro da Penitenciária, para o cultivo, ensino e divulgação da trova e da poesia clássica em geral.

2011 – Idealização e coordenação de cerca de 50 mesas-redondas, bate-papos e palestras sobre literatura, artes, história e cultura geral, em Taubaté-SP, São José dos Campos-SP, Guaratinguetá-SP e Tremembé-SP.

2011 – No ar o programa LITTERATUDO na TV Cidade Taubaté-SP, ao vivo (idealização, produção, direção-geral e apresentação – âncora de Luiz Antonio Cardoso; produção, direção e apresentação de Daniela Lucci e André Ferreira), programa com foco na literatura, artes, cultura geral, informação de qualidade, história, filantropia, humanismo, pacifismo, turismo e saúde; quase 150 programas produzidos até o momento, com entrevistados de dezenas de cidades e de vários estados brasileiros (SP, RJ, MG, ES, SC, MS, GO, MT, BA e PE), e da Alemanha e Holanda.

2011 – Fundação da ALACRE – Academia de Letras, Artes e Cultura “Renovação da Esperança”, formada por detentos da Penitenciária “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé-SP (supervisão geral de Luiz Antonio Cardoso e coordenação de W. Mota), para a organização e desenvolvimento de eventos e ações literários, artísticos e culturais no estabelecimento penal.

2011 – 1ª Semana da União Cultural, no CDPH da Universidade de Taubaté-SP (curadoria de Luiz Antonio Cardoso), com oficinas culturais, saraus, exposições de pintura, foto-poemas, artesanato e cerâmica, contações de histórias, premiações de concursos de trovas, poesias livres, crônicas e contos, recital de violão solo e de camerata, apresentações de esquetes teatrais, e entrega do Prêmio União Cultural;

2013 – Entrega do prêmio “Litteratudo – Monteiro Lobato” (supervisão geral de Luiz Antonio Cardoso e Daniela Lucci), a mais de 200 pessoas das áreas literárias, artísticas, culturais, sociais, desportivas e profissionais em geral, que se dedicam em suas respectivas áreas; entregas realizadas em várias cidades em 2 estados (RJ e SP).

2014 nomeações das funções do Movimento União Cultural em eventos presenciais e também por resoluções com posteriores envios postais ou virtuais, totalizando 47 nomeações.

2014 – Entrega do prêmio “Amácio Mazzaropi” (supervisão geral de Luiz Antonio Cardoso e Daniela Lucci), a pessoas das áreas literárias, artísticas, culturais, sociais, desportivas e profissionais em geral, que se dedicam em suas respectivas áreas.