A metodologia usada no projeto Universidade das Quebradas é experimental e, portanto, flexível, sujeita a alterações em função da respostas dos participantes.
Os pontos inovadores dessa metodologia são determinados pelo conceito que rege o projeto que é o conceito de ecologia de saberes, desenvolvido ainda que de maneiras diferentes por Felix Guattari e Boaventura de Souza Santos. Por ecologia de saberes estes autores entendem o equilíbrio sistêmico entre as diversas formas de saberes vernaculares e acadêmicos, (científicos e técnicos) e a longa trajetória histórica de silenciamento de certos saberes não formais por outras formas dominantes de conhecimento.
Para restabelecer o equilíbrio sistêmico de uma ecologia de saberes, trabalhamos baseados na troca de conhecimentos, numa produção compartilhada de conhecimento e na afirmatividade do que Pierre Levy nomeou como inteligência coletiva.
Assim , oferecemos aulas expositivas com o currículo de humanidades em nível de graduação (conferir o programa em anexo) associadas ao que chamamos de território das quebradas, seminários oferecidos pelos alunos sobre a estética da periferia, a história das comunidades a que pertencem e os paradigmas de conhecimento utilizados nas culturas das favelas e periferias. Essa troca vem estabelecendo uma dinâmica pedagógica bastante particular que abre horizontes para novas formas de produção de conhecimento menos especializados e mais produtos de articulações culturais inovadoras. O resultado tem sido acima das expectativas apesar de termos consciência de que essa metodologia tem as características de um laboratório metodológico passível de mudanças a cada passo.
Quanto às aulas definimos também um formato novo de apresentação. As aulas, de 3 horas e meia de duração, são compostas por dois momentos distintos. Um primeiro, de 1hora e meio, no qual o professor expõe o núcleo de seu tema. Seguido de 1hora e meia de explicações complementares, perguntas, debates e comparações interculturais.
Essas aulas são precedidas de leituras e indicações de filmes ou obras afins relativas ao tema das aulas e disponibilizadas com antecedência no site Universidade das Quebradas. As aulas são gravadas e disponibilizadas no site para consulta dos alunos e interessados.
Semanalmente os alunos tem ainda uma oficina de linguagem e expressão oferecida num programa especialmente criado para a Universidade das Quebradas pelo Telecurso Segundo Grau, a partir de um convênio que estabelecemos para 2012 com a Fundação Roberto Marinho.
Durante todo a duração do projeto distribuímos questionários para os alunos avaliarem os resultados de nossa metodologia, e, em função das repostas a esses questionários, tentamos “realinhar” nossas ações . É essa flexibilidade e disposição para a mudança recorrente , associada ao compromisso com o compartilhamento de saberes, o diferencial inovador deste projeto.