O projeto

O PROJETO

O Projeto de extensão Universidade das Quebradas é uma experiência acadêmica na área da cultura que pretende consolidar um ambiente de troca entre saberes e práticas de criação e produção de conhecimento, articulando experiências culturais e intelectuais produzidas dentro e fora da academia.

Este projeto pretende ser de duas vias: para as comunidades que estão produzindo cultura mas não têm acesso à produção intelectual das Universidades, também para a comunidade acadêmica que denuncia carência similar em relação ao acesso a outros saberes e formações culturais fora da Universidade.

O PACC

O Programa Avançado de Cultura Contemporânea é dedicado ao estudo e pesquisa das principais questões colocadas pela relação entre cultura e desenvolvimento. Suas linhas de atuação são:

– Cultura e Desenvolvimento;
– Imaginários Urbanos;
– Novas Tecnologias.

É neste contexto que se desenvolve Universidade das Quebradas.

O QUE QUEREMOS

Promover produção de conhecimento e a criação artística estimuladas pelo encontro e pelo diálogo entre a comunidade acadêmica brasileira e produtores de cultura e artistas da periferia.

A Universidade das Quebradas quer instituir-se como um ambiente, um espaço de interação entre os vários saberes que compõem a textura da cultura contemporânea, potencializando a produção de conhecimento e a criação artística na cidade.

O QUE FAZEMOS

– Criamos um programa de ponta na área da cultura que tenha continuidade e torne-se uma referência na área;

– Abrimos o espaço da Universidade para as diversas comunidades culturais;

– Oferecemos formação ampliada para produtores culturais e artistas das periferias através de encontros presenciais e virtuais com uso intensivo de novas plataformas digitais de interação;

– Promovemos o encontro produtivo entre pesquisadores da universidade, pensadores, participantes de projetos culturais das periferias e alunos universitários incentivando o debate, a pesquisa e a produção de conhecimento compartilhada.

POR QUÊ

É ainda raro na academia o desenvolvimento de espaços permanentes de diálogo, capacitação e criação compartilhada entre segmentos culturais diversificados.

O Projeto Universidade das Quebradas por sua vez, pretende atender a essa demanda que hoje se torna urgente em função do atual impacto do desenvolvimento da cultura das periferias e dos recursos gerados pelas novas plataformas digitais.

PARA QUEM

Produtores culturais e artistas das comunidades que desenvolvem trabalhos importantes na área cultural e usuários da Internet interessados nos temas abordados.

COMO

– O Projeto oferece aulas semanais , seminários, palestras , oficinas, visitas à espaços culturais e laboratórios definidos em função do desenvolvimento e das demandas do Programa.

– As aulas ocorrem, geralmente, em dois locais diferentes: na Faculdade de Letras da UFRJ (Av. Horácio Macedo, 2151, sala PACC, Cidade Universitária – Fundão, 21.941-917, RJ) e no Museu de Arte do Rio – MAR (Praça Mauá, 5, Centro, 20.081-240,RJ).

– A turma pode ser constituída, aproximadamente, de 70 participantes selecionados, além dos ex-alunos e por visitantes que frequentam as atividades do curso.

– A Universidade das Quebradas possui um Edital anual para a seleção dos participantes do projeto.

– O Programa da Universidade das Quebradas cobre os momentos decisivos da formação cultural a partir de dois grandes eixos: Antiguidade e Modernidade e atuará nas seguintes áreas: Filosofia, Letras, Artes, Arquitetura, Cinema, Teatro, Dança e Música.

– Durante o período do curso, o aluno terá acompanhamento e orientação do seu projeto de pesquisa. Ao final do ano os projetos serão avaliados e o aluno receberá um certificado de extensão da universidade.

– O site da Universidade das Quebradas oferecerá suporte de conteúdo aos alunos e permitirá a ampliação da troca entre alunos e professores. Além de contar com uma videoteca com o registro das aulas e outros vídeos.