Na próxima terça, a professora Beá Meira vai fazer uma introdução ao Romantismo. A proposta da aula é esclarecer a importância de estudar este momento histórico. Apresentando algumas características da cultura que se estabeleceu no século XIX depois das transformações políticas, que abalaram o ocidente; a revolução americana de 1776, que trouxe a independência aos EUA, e a revolução francesa de 1789, que deu fim ao absolutismo.

Depois de uma rápida introdução os alunos serão agrupados de acordo com os seis textos que foram distribuídos na terça-feira passada. Cada grupo receberá imagens que se relacionam com os textos lidos e que abordam seis temas fundamentais das artes visuais, no século XIX, no Brasil:

1- Debret e a Missão Francesa
Jean Baptiste Debret, Pano de Boca para coroação do Imperador D. Pedro I, em 1924.
Litografia, publicada em 1834.

2- Artistas Viajantes e a Música no Atlântico Negro
Spix & Martius – Batuque em São Paulo, Litografia, 1923-1831.
Johann Moritz Rugendas, Lundu, litografia,1835.

3- Fotografia e Abolicionismo
José Correia de Lima, Retrato do Intrépido marinheiro Simão, carvoeiro do vapor Pernambucana, 1853. Óleo sobre tela, MNBA.

4- Romantismo e a Pintura Histórica
Vitor Meirelles, Primeira Missa no Brasil, 1860. Óleo sobre tela, MNBA.

5- Fotografia e Indianismo
Marc Ferrez, Indios Bororó, fotografia, 1880, IMS.

6- República e Pintura Histórica –
Pedro Américo – Tiradentes esquartejado, 1893. Óleo sobre tela,
Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora.

Os grupos terão 30 minutos para discutir suas ideias a respeito das imagens e dos textos e em seguida apresentarão suas visões sobre cada tema para toda turma.

Para o bom funcionamento da aula contamos com a leitura prévia dos textos distribuídos.