Programação: 10/11/2015

Sala Letras Libras / PACC – Faculdade de Letras/UFRJ

– De 10 h às 12 h – Exibição do filme “Freud além da alma”

– De 12 h às 14 h – Intervalo para almoço

– De 14 h às 16 h – Discussão do filme – Vamos fazer uma torção na linha que se dirige para o território cultural, para a cidade, para a dinâmica social e redimensionarmos o trajeto desta linha em nossa própria direção para pensarmos:  Onde ficam  o centro e a periferia, em cada um, um a um? Estes conceitos, pensando para dentro, se dilatam, se ressignificam, se desfazem? Onde estamos, se nos olharmos de fora para dentro?

– De 16 h às 18 h – Oficina da Palavra – “Contemplar é preciso”, com a Profª. Danielle Cristina Mendes Pereira / UFRJ – Encontro 2

Sinopse

Esta oficina pretende estabelecer reflexões acerca da potência do olhar e de suas relações com a compreensão e reelaboração dos fragmentos do real. Queremos pensar a ideia do olhar como o ato de guardar, de perceber aquilo que nossa atenção transforma em preciosidade. Em tempos nos quais impera a descartabilidade, a oficina é um convite para contemplarmos e, através desta contemplação, pensarmos nos elos entre palavra e imagem como potências capazes de aguçar a nossa inteligência criativa.

Indicação de leitura:

Textos: “Guardar”, de Antonio Cícero; “A construção do olhar”, de Fayga Ostrower.

 

 

Deixe um comentário