Seminário abordará o papel da cultura negra na superação da miséria

Alinhado aos objetivos do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal, o seminário O Papel da Cultura Negra na Superação da Miséria a ser promovido pela Fundação Cultural Palmares nos dias 25 e 26 de novembro tem por objetivo debater temas relativos à cultura negra, à inclusão social e à cidadania cultural.

O evento encerrará um conjunto de atividades realizadas pela Palmares no mês de novembro, em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de novembro – uma das datas mais importantes do calendário da cultura negra.

Tanto a cerimônia de abertura quanto a de encerramento trarão o melhor do samba, a fim de valorizar o patrimônio cultural afro-brasileiro. O ritmo, considerado o mais popular do País, representa a música brasileira em todo o mundo e simboliza a força do movimento negro para preservar uma de suas mais fortes expressões culturais.

As inscrições estão limitadas a 200 participantes. Para inscrever-se clique aqui.

Confira a programação:
Dia 25/11 – Seminário

18h30 – Cerimônia de Abertura

19h – Apresentação Cultural
Show “Meu semba, teu samba”, do cantor angolano Abel Duerê.

19h30 – Degustação Afro

Dia 26/11 – Seminário

09h – 12h
Mesa – Cultura Negra, inclusão social e cidadania
Adriana Barbosa – Presidenta do Instituto Feira Preta
Giovanni Harvey – Diretor Executivo da Incubadora Afro-Brasileira
Nilcemar Nogueira – Diretora de Projetos Especiais do Centro Cultural Cartola

12h – Brunch no local

14h – 17h30

Mesa – Cultura Negra: superar a miséria e ampliar a cidadania
Júlio Tavares – Professor da Universidade Federal Fluminense
Ruth Pinheiro – Presidenta do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (CADON)
Netinho de Paula – Vereador da Câmara Municipal de São Paulo

18h30 – Apresentação Cultural
Local: Auditório Bolsa do Rio
Show “Encontro de Gerações”, com a Banda DNA do Samba e participação especial de D. Ivone Lara.

Serviço:
O Papel da Cultura Negra na Superação da Miséria
Data: 25 e 26 de novembro
Local: Centro de Convenções Bolsa do Rio
Praça XV de novembro, nº 20 Térreo – Centro

Foto “Lançamento do 1º Encontro de Culturas Populares e Identitárias da Bahia” por Ronaldo Silva/AGECOM Gov/Ba – CC BY 2.0