Shakespeare sobe o Vidigal e a UQ também!

Comemorando 25 anos do Nós do Morro e 50 anos da Royal Shakespeare Company (RSC), acontece até dia 23/11 o Fórum Shakespeare. Após duas edições nos anos 90, o reencontro acontecerá novamente, no Morro do Vidigal, promovendo trocas de experiências através de oficinas e debates.

Dia 23, o encerramento acontece na Academia Brasileira de Letras, com uma master class e uma mesa-redonda.

E a Universidade das Quebradas sobe o Vidigal para participar de um workshop dia 24/11, quinta feira, na sede dos Nós do Morro das 10h30 às 18h. O endereço é Rua Dr Olinto Magalhães, 54 – Vidigal.

O objetivo dessas ações é buscar a ampliação dos conhecimentos e celebrar os mais de 15 anos de contato entre as companhias Nós do Morro e Royal Shakespeare Company. Segundo Paul Heritage, diretor da ONG britânica People’s Palace Projects e responsável por reunir as companhias: “Tudo começou no primeiro Fórum Shakespeare, em 1995. A parceria entre os dois grupos surgiu naquela época e continua até hoje. Essa troca deu certo durante tanto tempo porque o Nós do Morro toca na essência do universo shakespeariano, eles trazem o prazer pela vida e fazem uso da arte para transformá-la”.

Em outros momentos, o Nós do Morro foi até a Inglaterra para ter contato com a companhia inglesa; agora, é a RSC que vem ao Brasil para participar das oficinas.

Responsável pelo evento em parceria com o British Council, Paul Haritage articulou a proposta como um presente de aniversário: “O Nós do Morro é uma das melhores companhias de teatro do mundo, na minha opinião, concentrando uma excelência da arte. Lá, florescem artistas e, por isso, quis dar esse presente, um novo encontro com o RSC. Na década de 90, tive que realizar no CCBB, mas com as mudanças que ocorreram na cidade, agora posso trazer uma companhia britânica para o alto do Morro do Vidigal”, celebra Heritage

Para o idealizador do Nós do Morro, Guti Fraga, o reencontro com a RSC também é digno de comemoração: “É uma satisfação muito grande receber Cicely Berry mais uma vez no Nós do Morro. Temos uma relação muito forte com a RSC porque compartilhamos com eles a paixão pelo teatro”, explica Fraga.

Atualmente com 85 anos, Cicely, que foi professora de voz de atores como Sean Connery e Helen Hunt, também já esteve no Rio.

Manguinhos

Mesmo após o encerramento oficial do evento no dia 23, o Fórum Shakespeare se expande ainda por mais dois dias. Tracy Irish, responsável pelo desenvolvimento da Programação Educativa da RSC, e Bridget Escolme, professora da Faculdade de Drama da Queen Mary University, vão ministrar workshops durante os dias 24 e 25 na Biblioteca Parque de Manguinhos: “Eu amo este projeto da Biblioteca Parque de Manguinhos e fiz questão de fazer a oficina com a Redes da Maré e a Universidade das Quebradas, além de envolver professores de escolas públicas e monitores do Nós do Morro”, explica Paul Haritage.

Fonte: Secretaria de Cultura RJ