Universidade Livre um meio de criar pontes fora do eixo

Galera estou fazendo duas semanas de vivência na Casa Fora do Eixo em Minas, participando de oficinas cobertura colaborativa, mídia livre e fotografia. Essa semana passada rolou o Festival Miralonge um circuito de bandas independentes. Confere aí o que rolou

A primeira edição do Festival Miralonge já começou ontem (01/11), aqui em São João Del Rei /MG. O dia era de muito sol e fluxo intenso no Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del Rei, onde acontece maior parte do festival.

A primeira atividade do dia foi oficinas de Cores, Produção  Cultural, Mídia Livre e Fanzine e para encerrar o dia de atividades tivemos um debate sobre a ‘Universidade Livre’. Universidade Livre é conceito utilizado para definir iniciativas que acreditam que a vivência e a troca são fundamentais para o processo de aprendizado, buscando uma integração mais aberta fortalecendo os intelectuais orgânicos.

Estiveram presentes na mesa de debate Clayton Nobre, Casa Fora do Eixo de Minas e Lívia Tostes, do Coletivo Sem Eira Nem Beira, que contaram um pouco sobre a história de iniciação de cada coletivo representado. Durante a conversa foi reforçado que a universidade livre procura fugir dos padrões formais já estabelecidos e do elitismo da universidade federal. “A universidade livre é um processo de circular conhecimento, não um status social”, afirmou Clayton Nobre.

A experiência de universidade livre Fora do Eixo tem como foco um trabalho em rede de forma colaborativa, buscando troca, igualdade, um coletivo que coloca todo mundo no mesmo patamar de multiplicador de conhecimento.

Thamyra Thamara repórter quebradeira diretamente da casa Fora do eixo de Belo Horizonte.