Vai começar o XII EncontrArte: a força das quebradas

Teatro SESC  e  Casa de Cultura de Nova Iguaçu receberão 17 espetáculos com entrada gratuita

A riqueza artística da periferia estará representada nesta edição do festival, comprovando o compromisso dos realizadores não só com a democratização do acesso, mas também do fazer cultural em todo o Estado do Rio. Haverá apresentações de 17 espetáculos gratuitos de grupos de Mesquita, São João de Meriti, Nilópolis, Japeri e Nova Iguaçu; do outro lado da ponte vamos receber peças de Rio Bonito e Niterói. E vários grupos do Grande Rio. A abertura fica por conta do grupo Os Ciclomáticos, oriundo do subúrbio carioca.

A cada edição o EncontrArte reverencia  uma personalidade ligada à classe artística da região. Em 2013, o reconhecimento será  ao trabalho do ator e diretor José de Brito. Outro homenageado da XII edição será  Chico Anysio,  notório humorista, criador de  inúmeros quadros e programas no rádio e na televisão, especialmente na Globo, onde trabalhou por 40 anos. Miguel Falabella e Tássia Camargo são os outros dois artistas em destaque este ano.

Como em anos anteriores, as oficinas são direcionadas aos artistas e técnicos, mas o público também poderá se inscrever. A novidade será a escolha da mascote do evento que será eleita pelos espectadores entre três concorrentes, tornando-se assim o símbolo do festival.

Os espetáculos selecionados passaram pelo crivo da qualidade e ficha técnica de um grupo de jurados conceituados no mercado artístico. Eles vão do drama ao imaginativo, passam pela comédia e pelo circo. Tudo para encantar a platéia, que passou de 3 mil pessoas em  2002 a 10 mil pessoas no ano passado, confirmando o festival como um dos maiores do Estado no gênero. A meta dos produtores é bater essa marca em 2013. E como diz o slogan: Quero ver você no EncontrArte!

Os Produtores: Claudina Oliveira e Fábio Mateus (quebradeiros da 3a edição da UQ) e Tiago Costa

SERVIÇO:

XII ENCONTRARTE – Encontro de Artes Cênicas Teatro da Baixada Fluminense.
Data: De 26 de setembro a 05 de outubro.
Veja aqui a programação:

Locais:

SESC Nova Iguaçu – R. Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá.
Casa de Cultura de Nova Iguaçu – R. Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu –
Tel ( 21)3066-0054 / 7343-0151 / 9747-0599