A Tragédia com Beá Resende e Convidados do MAM

Na próxima aula a professor Beá Resende vai falar sobre a tragédia clássica e o drama contemporâneo no teatro. A professora vai mostrar um trecho de Hamlet do diretor inglês Peter Brook, e apontar diferentes formas de tratar o trágico em cena.

Em seguida Luís Guilherme Vergara e Jessica Gogan vão falar sobre o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Os coordenadores do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM – RJ, vão expor a forma como vêm aproximando os artistas do público, promovendo atividades em que o objetivo é tratar arte como pedagogia.

Na Linkoteca vocês encontram o link para assistir os vídeos das atividades do educativo do MAM e um vídeo para encerrar o tema do carnaval: Que Bloco é este? Sobre o Ilê Aiyê, em Salvador. Vai lá!

Para saber mais sobre os convidados:

Beatriz Resende é Professora Titular de Poética do Departamento de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ. Pesquisadora I-B do CNPQ, é Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ desde 2006. É pesquisadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea onde participa como orientadora de Pós-Doutorado. Foi professora do Departamento de Teoria do Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, coordenou o Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 2007 a 2011 e foi Diretora da Editora UFRJ em 2011-2012. É bacharel e licenciada em Português e Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestre em Teoria da Literatura (1980) e doutora em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Realizou estágio de Pós-Doutorado no Museu Nacional da UFRJ (2000). É autora, dentre outras publicações, de Contemporâneos, Expressões da literatura brasileira no século XXI, RJ, Casa da Palavra/Biblioteca Nacional,2008; Apontamentos de crítica cultural, RJ, Aeroplano,2000 e Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos. RJ/SP, Editora UFRJ/Editora UNICAMP, 1993. Organizou Cocaína, literatura e outros companheiros de viagem, RJ, Casa da Palavra, 2006; Rio Literário(RJ, Casa da Palavra, 2005) e Toda crônica(reunião das crônicas de Lima Barreto), RJ, Agir, 2004.

Luiz Guilherme Vergara é Professor do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense. Mestrado em Artes e Instalações Ambientais Studio Art and Environmental Program. Art Department. New York University, 1993. 2006: Doutor no Programa de Arte e Educação no Departamento de Arte da Universidade de Nova Iorque (New York University). Dissertação: In Search of Mission And Identity For Brazilian – Contemporary Art Museums In The 21st Century: Study Case Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Desde 2011 coordena projeto com bolsa PIBIC (pesquisa e iniciação científica): Interfaces contemporâneas Museus e arte em horizontes ampliados. Professor cadastrado no Mestrado Estudos Contemporâneos em Arte e na graduação, nos cursos de Produção Cultural e Arte da UFF. Durante os anos de atuação no MAC de Niterói (diretor da divisão de educação 1996-2005 e diretor geral, 2005-2008), desenvolveu experiências críticas na área de curadoria e educação, dando especial atenção à convergência entre o legado modernista e utopias concretas da arquitetura de Oscar Niemeyer e às práticas artísticas e pedagógicas contemporâneas como parte das mudanças de paradigmas éticos dos museus no século XXI. A partir de 2008, amplia o horizonte de pesquisa e atuação para os componentes éticos, estéticos e pedagógicos emergentes no próprio encontro entre sociedade e arte, tanto dentro quanto fora dos museus de arte, como territórios de agenciamento sócio-cultural. Atualmente, coordena o Núcleo Experimental de Educação e Arte do Museu de Arte Moderna (MAM) Rio de Janeiro. Co-fundador do Instituto MESA: Mediações Encontros Sociedade e Arte.

Jessica Gogan é Ph.D. em História da Arte na Universidade de Pittsburgh e curadora independente e professora que trabalha nos EUA e on Brasil. Atualmente, ela co-coordena o Núcleo Experimental de Educação e Arte no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e completou recentemente uma avaliação do projeto pedagógico da 8 ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brasil. Em 2010, foi curadora de uma exposição do artista brasileiro José Rufino no The Andy Warhol Museum e co-coordenação de iniciativas educacionais para a exposição Hélio Oiticica: Museu é o Mundo. Seu artigo “Museu como artista: a prática criativa, Dialogic e Cívica” reflete sobre aspectos de seu trabalho anterior como diretor de Educação da Andy Warhol Museum.