Arte e formação de professores

Na contemporaneidade, a necessidade de estimular a formação cultural e artística dos indivíduos e grupos vem recebendo destaque, uma vez que se entende que esta formação permite-lhes uma inserção mais consciente e crítica nos valores simbólicos e estéticos forjados no seio das culturas, além da compreensão mais profunda das práticas e tecnologias que formalizam o cotidiano. Acreditando que experiência em arte, dentro e fora de sala de aula, proporciona ao professor tornar-se um agente multiplicador da formação estética, artística e cultural de alunos do ensino básico, garantindo maior alcance de seu impacto na sociedade, a semana “Arte e Formação de Professores” busca promover formas e espaços que insiram o futuro professor em experiências estéticas e artísticas, garantindo-lhes a reflexão necessária, a partir da produção e da fruição, para que este se configure em agente multiplicador de um habitus cultural junto a seus alunos.

A semana “Arte e Formação de Professores” é uma das ações do Projeto de Pesquisa Formação artístico-cultural de professores: contribuições da educação estética na formação inicial e continuada de estudantes de Pedagogia e Licenciatura, coordenado pela Profa. Monique Andries Nogueira, com a participação dos professores da Faculdade de Educação da UFRJ Andrea Penteado, Alexandre Palma, Angela Santi, Rodrigo Batalha, Silvia Soter e Wilson Cardoso Jr.

Público alvo: educadores,  licenciandos em pedagogia e em outras áreas.

Quinta-feira  – 5 de dezembro – 19h

• Conferência –  Dança e formação de Professores – Profa. Dra.  Márcia Strazzacappa – UNICAMP

Sexta-feira  – 6 de dezembro

• 14h/16h Mesa Redonda 1 – “Estética na formação de professores”  (Dança: Profa. Rosane Campello – FAETEC, Música: Prof. Dr. Mario Ferraro, do CAp-UFRJ e Profa. Cláudia Mauad – Prof. de Artes Visuais do CPII – U. E. Humaitá I)
  • 16h30/18h30 – Mesa Redonda 2  –   “Interfaces com a arte” – Profa. Patricia Ruel (FAETEC – Língua espanhola e dança moderna), Prof. William Soares (FE- Prof. Italiano / UFRJ “Língua Italiana/ Pinocchio”),  Janecleide Aguiar (CP II )
  • 18h30 – Filme – “Um filme de dança”, de Carmen Luz

Sábado – 7 de dezembro

• 14h/15h30 – Oficina A – artes visuais/ Performance (alunos Wilson- Performance) licenciandos das turmas dos Profs. Andrea Penteado e Wilson Cardoso.
  • 16h30/ 18h – Oficina B – dança  ( licenciandos das turmas da Silvia Soter)
    Público: alunos de Pedagogia (3º Período – turma de linguagem corporal na educação), de Licenciatura em Artes Visuais e da Licenciatura em Dança.

Domingo – 8 de dezembro

• 14h/15h30 –Oficina C  – Artes visuais –  licenciandos das turmas do Prof. Alexandre Palma
    Público: alunos de Pedagogia (5º Período) e de Licenciatura em Artes Visuais
  • 16h30/18h – Oficina D – Música – licenciandos das turmas do Prof. Rodrigo Batalha
    Público: alunos de Pedagogia (5º Período), de Licenciatura em Artes Visuais e de Música.
  • 18h30 – Show  Bloco do Passo

Conexão Cacilda – Teatro Cacilda Becker