Artista plástica Jussara Santos leva projeto “Fé na Paisagem” para UFRJ

Artista plástica Jussara Santos leva projeto “Fé na Paisagem” para UFRJ, em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro. Depois de exposições na França e Itália, ela exibe suas telas na Faculdade de Letras e participa do Festival Universitário do Rio de Janeiro

Em mais uma etapa do projeto “Fé na Paisagem”, onde retrata o cotidiano da Cidade Maravilhosa, a artista plástica Jussara Santos expõe suas obras na Faculdade de Letras da UFRJ, na Ilha do Fundão.  A exposição, que está acontecendo desde março, será itinerante por toda Faculdade em 2015. Em julho, participa, ainda, do Festival Universitário do Rio de Janeiro, a FEST-FIC/RJ (de 2 a 12 de julho/15 End.: Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo – Tel. 2552-1195 – www.forum.ufrj.br ).

Por meio de 11 telas pintadas em lona vinílica, ela imprime seu ponto de vista muito pessoal dos vários cantos da cidade. Retrata os mais famosos pontos turísticos, mas vai além. Expõe cenas corriqueiras aos olhares mais desatentos, reveladas em preciosas pinceladas.  Com tintas fortes e cores vibrantes ou, em preto e branco, Jussara interpreta a arte com seu jeito não convencional de viver a vida.

Em 2014, foi a vez da França conhecer de perto o seu trabalho, que não se resumiu à exposição no Centro Cultural de Boufeemont. Ela também ministrou oficinas de arte para jovens carentes do bairro de Fosses, a convite do Serviço de Juventude da localidade, onde pôde trocar experiências com moradores, valorizar a visão deles sobre o espaço onde vivem e ampliar sua percepção em relação a outras culturas. Em 2012, ela desenvolveu trabalho semelhante no município de Lecce, conhecida como a Florença do sul da Itália, onde pintou, ainda, um painel com paisagens da pequena e charmosa cidade.

Fé na Paisagem sempre

O projeto Fé na Paisagem aconteceu na vida de Jussara quase por acaso. Ao presentear um amigo com uma tela, seu trabalho foi admirado por tantas pessoas, que não pôde mais parar.

Um de seus trabalhos mais importantes, um painel de 40 metros quadrados, criado em apenas dois dias, está exposto no centro da Cidade, no bairro da Gamboa, reduto de artistas e poetas.

Natural do Rio Grande do Norte e vivendo há mais de duas décadas no Rio de Janeiro, Jussara tem vasta experiência com jovens e crianças de comunidades cariocas, entre elas Rio das Pedras, em Jacarepaguá, e Morro da Providência, no centro da cidade, a primeira favela do Estado do Rio.

fenapaisagem