Coletivo de Artes da UQ apresenta O Banquete de Platão

Nessa sexta-feira, dia 21/10, das 11:30 às 12:30, o Coletivo de Artes da Universidade das Quebradas apresenta O Banquete de Platão em Martelo Agalopado, com direção e produção da Prof. Numa Ciro.

A multifacetada Numa Ciro – letrista, cantora e Doutora em Semiologia Literária pela UFRJ – adaptou o Banquete de Platão para o metro “martelo agalopado”, um tradicional e complexo ritmo da vasta tradição poética nordestina, composto de estrofes de dez versos decassílabos, com distribuição de rimas em: ABBAACCDDC. As cesuras (tônicas obrigatórias) ficam nas sílabas 3, 6 e 10.

Todo o diálogo platônico foi colocado nesse formato e será (parcialmente) apresentado pelos alunos da Universidade das Quebradas, um Projetocoordenado pela Professora Heloísa Buarque de Hollanda e pela própria Numa Ciro. A apresentação procurará reproduzir os efeitos da estrutura dialogal e, ao mesmo tempo, dar um dinamismo especial ao texto, a fim de que ele seja capaz de realmente interessar o público por outras vias para além da Filosófica.

Auditório da Academia Brasileira de Letras
Av. Presidente Wilson, 203 – Castelo