Da zona de conforto para a zona de confronto’: Mostra do Filme Livre tem inscrições abertas para sua 13ª edição

A Mostra do Filme Livre (MFL), um dos eventos audiovisuais mais democráticos do Brasil, está com inscrições abertas para sua próxima edição.  Até o dia 12 de dezembro, serão aceitos filmes de todos os formatos, gêneros, durações e épocas. Quem quiser enviar seu trabalho, basta acessar aqui:  www.mostralivre.com.

A 13ª MFL será realizada de março a junho de 2014, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, além do circuito de cineclubes.  A homenageada de 2014 será a cineasta Ana Carolina, que vai exibir e debater seus filmes com o público.

Além de Ana Carolina, a MFL já homenageou outros cineastas pouco conhecidos do grande público, mas muito reverenciados pela ousadia estética que imprimem em suas obras, tais como: Edgard Navarro, com sua linguagem instintiva e anárquica, Luiz Rosemberg Filho, considerado um dos maiores críticos e nomes do cinema político brasileiro e Andrea Tonacci, diretor de origem italiana, um dos pioneiros na utilização do vídeo portátil no Brasil.

Segundo o curador Guiwhi Santos, a mostra “segue buscando filmes que fujam do lugar comum narrativo, pois num mundo cada vez mais audiovisual, onde quase todos tem acesso a câmeras, é imensa a quantidade de filmes feitos, mas também é cada vez mais difícil se ver algo de fato original, que não tente imitar a linguagem televisiva e/ou do circuito comercial. E obviamente a MFL não é o espaço para tais filmes e sim para os que saem desta zona de conforto, preferindo mais uma zona de confronto com o que se diz ´bom` e/ou ´pop` e que estão, não de hoje, em evidência porque geram lucros mas em quase nada acrescentam à estética de nosso audiovisual.”

Não deixem de participar!

Um pouco sobre a cineasta Ana Carolina:
http://www.mulheresdocinemabrasileiro.com/site/mulheres/visualiza/421/Ana-Carolina/4

Mostra do Filme Livre no facebook.  Curta!
https://www.facebook.com/mostradofilmelivre?fref=ts