O LEAFRICA Laboratório de Estudos Africanos do Instituto de História da UFRJ realiza, entre os dias 21 e 24 de outubro, a partir das 14h, o Encontro Internacional sobre ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira: 10 anos de lei 10.639.
A programação da conferência conta com especialistas do Brasil e do exterior, mesas-redondas, oficinas e rodas de conversa. Os professores da Educação Básica ou do Ensino Superior que tenham interesse em apresentar seus trabalhos e experiências sobre o ensino de história da África e Cultura Afro-brasileira, devem enviar um e-mail para ensinafrica@gmail.com, para o recebimento da ficha de inscrição.
Com vagas limitadas e emissão de certificado, a inscrição para ouvintes será gratuita e efetuada no primeiro dia do evento. O encontro será realizado no Prédio do Largo de São Francisco de Paula n°1 Centro Rio de Janeiro.
Professor da Educação Básica ou Ensino Superior: para apresentar nas rodas de conversa sua experiência de trabalho sobre história da África e Cultura Afro brasileira, realizada na sua escola, universidade ou instituição educativa, receba a ficha de inscrição escrevendo ao e-mail ensinafrica@gmail.co. Serão conferidos certificados aos participantes.
Divulgue. Compareça. Participe. Maiores informações: ensinafrica@gmail.com
Veja aqui a programação: Encontro Internacional: Ensino de História da África – Programa
Estive ontem, dia 23 de outubro, assistindo uma roda de conversas no Encontro Internacional promovido pelo Leáfrica para marcar os 10 anos da lei 10639. Fiquei encantada com o que vi e ouvi; uma serie de relaltos de professores do ensino fundamental II e ensino médio, de escolas particulares, públicas e técnicas a respeito de suas práticas pedagógicas ao ensinar história da Africa e cultura Afro-brasileira.
Mas devo destacar duas apresentações excelentes:
“A ciência e a tecnologia e o ensino de História da África: em busca de novos valores” apresentada pela professora Rosemari da Conceição, que ensina história num CEFET. Culta, inteligente e articulada ela encarou o desafio de abordar o tema da Africa e Ciência, a partir de um livro sobre a visão de Einsten sobre o racismo.
“Lusofalante” apresentado por Elizah Rodrigues, que vivieu quando criança em Moçambique e hoje comanda uma programação radiofônica sobre os países lusofalantes. Elizah, trouxe um pouquinho de Africa contemporânea para o público; música, entrevistas e até compartilhou com a platéia um cheiro guardado numa caixinha.
Parabéns a todos que organizaram e participaram do encontro.
Será a que horas?
Começa dia 21, segunda feira ás 14 horas. Mas os ouvintes precisam se inscrever, cheguem cedo.