Filme ‘Alma Suburbana’ é lançado em DVD

O primeiro longa-metragem produzido pelo professor da rede municipal de ensino, Luiz Claudio Lima, em parceria com os alunos do Núcleo de Artes da Escola Municipal Grécia, foi lançado em DVD no último dia 17 de junho, no Cine Glória. O filme, intitulado Alma suburbana, co-dirigido e produzido pela Quebradeira Joana D’Arc, mostra a vida e a cultura do subúrbio carioca, além de contar com depoimentos de Marcelo Yuka e Luiz Carlos da Vila.

A película é resultado do projeto Cineclube nas Escolas, desenvolvida desde 2008 pela Secretaria Municipal de Educação, que utiliza o cinema com finalidades educacionais e de estímulo profissional. “Este projeto é muito importante para os nossos alunos, pois incentiva que eles continuem a vida escolar. Hoje, temos 210 escolas com acervo de vídeo e de livros, que abordam a temática”, afirmou a gerente de Mídia da Secretaria Municipal de Educação, Simone Monteiro, para o site da própria Secretaria.

Segundo o produtor e professor da escola na Vila da Penha,  o filme é uma síntese da vida no subúrbio e dialoga diretamente com a realidade de seus alunos e co-produtores. “Com esse projeto, nós queremos que os alunos adquiram olhar crítico e cultura, por isso eles fizeram toda a produção do longa”, declarou em entrevista para o mesmo site.

(texto: Ana Carolina Correia, bolsista PIBEX 2011)