HISTÓRIA DA TV – antes do começo, antes do fim.

Na próxima terça-feira dia 11, o escritor e roteirista Guilherme Vasconcelos vai falar sobre a televisão nas Quebradas.

Objeto de amor e ódio, a TELEVISÃO está com os dias contados. A revolução possibilitada pela internet e pela difusão de novas telas (computadores, tablets, celulares etc) transforma radicalmente a maneira como a programação de TV é produzida e consumida. Nosso encontro vai tratar da evolução deste veículo de comunicação de massa – desde os antecendentes surgidos com o circo, o melodrama, o folhetim, o cinema, e o rádio, até a popularização da TV e a avaliação do presente, que configura a véspera de sua superação.

Alguns dos tópicos que serão abordados:

1. O nascimento do melodrama.
  2. A modernização da imprensa e a invenção do folhetim.
  3. O surgimento do cinema.
  4. A era do rádio. Rádio Nacional. Programação.
  5. Invenção e difusão da TV. O estabelecimento da TV no Brasil. Emissoras pioneiras. Confluência do rádio, do teatro e do circo.
  6. Programação: jornalismo, música, humor, esportes e dramaturgia. A relação com as agências de propaganda. O sucesso da telenovela.
  7. O que é minutagem? O conceito de grade de programação. Antecedentes da grade no circo, no jornal e no cinema. A implantação da rede nacional de televisão.
  8. Hegemonia da TV Globo na TV aberta. Programação e audiência.
  9. Avanços técnicos: TV em cores, TV por assinatura, HD, TV “on demand”.
  10. O fim da grade e irrelevância da minutagem. A revolução do conceito de rede.