Linguagem e Expressão

Começar até que parece fácil. Depois de iniciado o parágrafo, dizer o quê?

Podemos entender o parágrafo como uma unidade de significado, que desenvolve uma ideia completa dentro de um texto. Essa unidade se manifesta visualmente: para se fazer um parágrafo, muda-se de linha.

 

Já vimos que a maneira de abrir um parágrafo é fundamental para que o leitor se interesse pelo seu conteúdo. Por outro lado, a compreensão das ideias contidas em um parágrafo depende da maneira como estão organizadas. Isso quer dizer que, para que um parágrafo tenha efeito, não basta escolher bem as palavras, é preciso também saber construir e ordenar as frases.

 

No próximo encontro, Sandra e José Henrique querem conversar com você sobre como os parágrafos se organizam internamente e se encadeiam para formar textos. E todos juntos vamos discutir, principalmente, se as ideias que eles transmitem são ricas. Até lá!

 

Pós – aula

 

Na aula do dia 26 de março, o desafio de passar da primeira linha ao escrever um texto foi o tema da aula de Linguagem e Expressão. Cada início de parágrafo exige atenção, mas a abertura de uma redação precisa de um cuidado especial para garantir o interesse do leitor.

Para isso, existem três formas de começar um parágrafo: declaração, indagação e definição. A primeira é uma frase que gera concordância por parte do leitor. Já a segunda, estimula a reflexão sobre o assunto que será desenvolvido. A última pode fazer o texto parecer um pouco monótono, mas, às vezes, é necessária para esclarecer um conceito importante e desconhecido.

Outra dica útil para a produção de um texto é saber os erros e exageros que devem ser evitados. A simplicidade e a objetividade são a maior garantia de uma boa redação, portanto, são dispensáveis: palavras difíceis, termos abstratos no plural, pleonasmo, uso indiscriminado de aspas e o uso incorreto do “etc”.

Quer saber mais? Acompanhe as próximas aulas e veja o PPT a seguir:

 

Por Júlia de Marins – Bolsista PIBEX/ECO – 27 de março de 2013