O que é a performance? Com Eleonora Fabião

Para começar nos perguntaremos: afinal de contas, o que é a performance? Como definir a performance é um falso problema, mas conversar sobre sua estratégia de indefinição é fundamental, trataremos de estudar alguns casos. Através deles tocaremos em questões relacionadas a teoria e a prática da performance como: ênfase no corpo como tema e matéria; arte da não-representação; hibridação de gêneros; suspensão de mecânicas comportamentais e relacionais para criação política.

Posto isto, poderemos então conversar sobre performance na nossa cidade e no contexto da Universidade das Quebradas.

Eleonora Fabião é professora Adjunta e Coordenadora do Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Doutora em Estudos da Performance pela New York University (2006), Mestre em Estudos da Performance pela New York University (2001) e Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1989) e em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989). Trabalha principalmente com os seguintes temas: arte da performance, estudos da performance, direção teatral, arte do ator, dramaturgias do corpo e dramaturgia experimental contemporânea.

Crédito da foto: Claes Oldenburg; All rights reserved Robert R. McElroy/VAGA, NY; courtesy of Oldenburg van Bruggen Studio
Publicada originalmente no New York Times: What Happened at Those Happenings?