O texto e o encenador com Antônio Guedes

A próxima aula no Flamengo será com o professor Antonio Guedes. Ele vai falar sobre  O texto e o encenador.

Vai começar com um breve histórico do surgimento do encenador. Depois, a partir de imagens do espetáculo A serpente, de Nelson Rodrigues, montado pelo Teatro do Pequeno Gesto, conversará com os quebradeiros sobre a passagem do texto à cena: possibilidades de diferentes leituras e o seu resultado no palco.

Antonio Guedes, nasceu em Niterói, Rio de Janeiro. Formou-se em Artes Cênicas na UniRio, em 1988, e obteveMestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ, em 1994. Professor assistente da Escola de Belas Artes da UFRJ, fundou, em 1991, a companhia Teatro do Pequeno Gesto com a qual encenou 14 espetáculos e desenvolveu um projeto de oficinas itinerantes que passa por mais de 50 cidades de todo o País. Em 1998, criou, com Fátima Saadi, a revista de ensaios sobre teatro “Folhetim”. Neste mesmo ano recebeu duas indicações (direção e trilha sonora) para o Prêmio Shell de Teatro pelo espetáculo “A Serpente”, de Nelson Rodrigues. Como ensaísta, escreveu “Sobre Tragédia… Afinal, são Tragédias!”, apresentação do volume 4 das obras completas de Nelson Rodrigues, editado pela Nova Fronteira, e “A Precisão das Falas e a Concretude Cênica em ‘A serpente'”, resultado de uma palestra proferida no seminário Nelson Rodrigues e a cultura brasileira no Festival Recife do Teatro Nacional. Como diretor, seus últimos trabalhos pela Teatro do Pequeno Gesto foram “Medeia”, de Eurípides, “Navalha na Carne”, de Plínio Marcos, “Vestir os Nus”, de Pirandello, e “Valsa nº 6”, de Nelson Rodrigues. Fora da Companhia, realizou recentemente “Open House”, de Daniel Veronese, “A Confissão de Leontina”, de Lygia Fagundes Teles – que, além de cumprir temporadas no Rio, também esteve em cartaz no Teatro D. Maria em Lisboa em novembro de 2006 – e “O Animal do Tempo”, de Valère Novarina, com Ana Kfouri, no Espaço Sesc.

Para saber mais sobre o professor leia o artigo da Enciclopédia de Teatro do Itaú cultural.