Panorama do movimento negro com Amilcar Pereira

Na próxima terça-feira, dia 25 de fevereiro Amilcar Pereira apresentará um panorama  do movimento negro e ações afirmativas no Brasil  contemporâneo. O professor vai situar Abdias do Nascimento neste contexto e preparar a turma para o encontro com o Lilian Thuram depois do carnaval.

Amilcar Pereira é bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com um ano de estágio doutoral na Johns Hopkins University, nos Estados Unidos (2008). Tem experiência nas áreas de Ensino de História, história das relações raciais, história e cultura afro-brasileiras, história oral, movimentos sociais e formação de professores. Atualmente é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além de diversos capítulos de livros, artigos em revistas e congressos acadêmicos, publicou, com apoio da FAPERJ, o livro “O Mundo Negro”: relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (2013), e também organizou com Verena Alberti o livro Histórias do movimento negro no Brasil (2007) e, com Ana Maria Monteiro, o livro Ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas (2013).

Foto: Wikipedia