[polo] Entrevista: Heloisa e Numa falam sobre a abertura do Polo Avançado

A abertura do Polo Avançado de Manguinhos é uma grande conquista para a Universidade das Quebradas.

Com ela, novas possibilidades se abrem para a troca de conhecimento entre acadêmicos e produtores culturais das periferias.

Confira os depoimentos de Heloisa Buarque de Hollanda e Numa Ciro sobre esse novo passo.

“A experiência da Universidade das Quebradas em 2010 foi tão surpreendente e positiva que comecei a sentir uma certa ansiedade por estar limitando essa experiência aos inscritos e participantes das Quebradas no espaço da UFRJ.

Percebi como era imperioso e inadiável ampliar o projeto para outras Quebradas, presenciais e virtuais. Assim, surgiu o projeto do site, que dissemina e multiplica os resultados da Universidade das Quebradas nas redes sociais e disponibiliza as aulas online para download gratuito e, agora, o Polo Avançado na Biblioteca Parque de Manguinhos, uma biblioteca moderna, multimídia e exemplar.

A Biblioteca é localizada em uma comunidade ainda não pacificada e que atende também a uma significativa população além de Manguinhos, como o Complexo do Alemão, o Complexo da Maré e Jacaré. Esse é o início de um futuro no qual a Universidade e a Periferia, juntas, estarão inventando uma nova forma de produção de conhecimento e de criação artística.”
Heloisa Buarque de Hollanda

“Quando nós construímos e produzimos o curso Universidade das Quebradas estávamos trazendo a periferia para dentro da Universidade e neste momento a Universidade está indo para uma comunidade.”
Numa Ciro