Pós-aula: Linguagem e Expressão

A professora Sandra Portugal proporcionou a todos mais uma tarde agradável. Iniciou as atividades criando um suspense ao solicitr aos Quebradeiros que retirassem um papel contendo um registro, explicando que em momento oportuno seria utilizado.

Na sequência, referiu-se ao tema abordado na aula anterior pela professora Tatiana e comentou sobre a sua obra preferida; salientou a importância de Monteiro Lobato na sua formação de leitora, considerando a abordagem do autor à cultura grega, sempre presente em seus textos. Falou da importância da cultura da Grécia Antiga apontando algumas metáforas presentes na comunicação contemporânea, como: “Não podemos deitar em cima dos louros.”.

Também exibiu na tela textos musicais de diferentes épocas, apresentando vocabulário próprio de diferentes gêneros e épocas, sem identificação dos autores. Exercitando a memória visual e auditiva de todos, incentivando a execução do canto em conjunto, o que serviu de motivação para dar o “start” aos conteúdos da aula de Língua Portuguesa de nº 6, do Telecurso Ensino Médio. A cena-texto ambientada numa agência de empregos apresentava os desafios de uma jovem para ocupar o cargo de Secretária Jr. que deve ter como principal requisito, o domínio da redação própria. Surge então a pergunta: o que é redação própria?

A aula abordou os seguintes conteúdos: Diferentes formas de correspondência para uso formal e/ou informal; Redação própria e suas especificidades; Língua coloquial e formal; Elementos da estrutura de uma carta; Verbo e Substantivo; Códigos da comunicação e Adequação da Linguagem; Situações de intenção na comunicação.

Após a exibição do vídeo, muitas observações foram feitas em relação ao uso de determinadas formas de comunicação nas redes sociais, considerando os critérios éticos e as determinações da norma culta de tratamento. Na oportunidade, algumas regras foram elucidadas e as dúvidas questionadas esclarecidas.

Ao término do encontro, a professora Sandra desenvolveu uma dinâmica envolvendo quatro grupos, cada qual com o objetivo de identificar verbos, substantivos, advérbios e adjetivos presentes em cada texto.

Em seguida os quebradeiros foram convidados à escrever um texto para uma pessoa sorteada. Essa atividade, chamada de Fio de ouro, consiste em uma dinâmica de troca de mensagens, proporcionando o que há de mais precioso entre os seres racionais: a comunicação oral e escrita. Só nos resta aguardar porque o próximo encontro promete as emoções e novas experiências.