Pós-aula Linguagem e Expressão dia 04 de setembro

Nesta terça-feira, a professora Sandra Portugal iniciou o encontro apresentando uma citação de Delano Valentin a respeito da importância que cada leitura tem em dado momento da vida. Eis a citação: ”Pois eu sei que alguns livros dependem do momento da nossa vida. Aquela história de que os livros nos encontram no momento certo tem funcionado comigo.” Muito entusiasmada levou a plateia à reflexão.

Na oportunidade, ela apontou aspectos relevantes sobre a leitura e as diferentes conotações atribuídas às praticas pedagógicas recorrentes, que influenciam negativamente à formação do leitor.

Inicialmente, ficou bem definida a importância de transformar em PRAZER o ato de ler. Frisou a necessidade de reconhecer que é possível ler com prazer e desmistificar a associação do binômio leitura/avaliação. Enfatizou sobre a equivocada exigência da leitura de um clássico para uma avaliação ou uma cobrança futura. Tal prática gera tensão e resultou em gerações que “deletam” as obras lidas.

Na sequência, salientou sobre os mecanismos que podem ser desenvolvidos para a compreensão da leitura através da construção de imagens mentais dos elementos do texto. Uma vez a imagem construída, a obra fica internalizada e o leitor se apropria de todo o conhecimento e compreensão nos variados aspectos. Enfatizou também os benefícios da leitura coletiva.

Tivemos ainda, a oportunidade de analisar uma publicação do jornal O Mequetrefe de 1885, no qual Aloísio de Azevedo, em sua crítica social, retrata a sociedade preconceituosa da cidade do Rio de Janeiro.

Sandra Portugal selecionou um belíssimo vídeo intitulado: Os livros que amei – Manaíra Carneiro, com 28 minutos de depoimentos relevantes de críticos literários e apaixonados pela leitura, acerca dos três livros escolhidos pela jovem cineasta: O manifesto comunista de Karl Marx, a antologia poética de Vinícius de Moraes e A via crucis do corpo de Clarice Lispector.Sabendo-se que o grande escritor é um livre pensador, ficou lançado o desafio para o próximo encontro: Qual foi o livro que marcou a sua vida? Você pode responder a pergunta da Sandra aqui no site, comentando o post que está em destaque.

Imaginem o quanto foi enriquecedor esse encontro e só nos resta curtir o próximo! Até lá! O debate continua!