Quebradas é tema de dissertação

O Projeto Universidade das Quebradas vira tema de dissertação de Mestrado. O aluno da UNIRIO, Lucas Leal, ao pesquisar sobre políticas públicas para educação, resolveu escolher o projeto de extensão universitária para jovens e adultos de comunidades populares cariocas, vinculado ao PACC.

A partir de um grupo focal selecionado entre os Quebradeiros, o aluno encontrou o projeto “Cine de Buteco”, premiado como melhor projeto da UQ em 2011. O Cine de Buteco é um cineclube itinerante que para além  das exibições de filmes de curtas-metragens tem como diferencial o sarau cultural e feira de troca literária realizados em bares da região metropolitana do Rio de Janeiro.  A ideia do “Cine de Buteco” é promover, fomentar e incitar o potencial artístico das favelas visto a necessidade de reconhecer as comunidades periféricas como fazedoras de arte , pois, há uma  estigmatização de que a favela não produz arte e de que toda manifestação artística que advém dela é inferior  em relação à produzida pela classe hegemônica.

O objetivo da dissertação é entender o atual debate sobre políticas públicas culturais, principalmente, a partir de projetos que promovam diálogos com as comunidades populares. Dentro da proposta das Quebradas, surgiu a possibilidade de analisar o próprio Plano Nacional de Extensão Universitária, que determina autonomia aos projetos de extensão.

A partir da análise sobre políticas, cultura e arte; Lucas pôde se relacionar diretamente com os Quebradeiros, que recebem formação acadêmica de um ano, com encontros todas as terças feiras, no Colégio de Altos Estudos – prédio da URFJ, localizado no bairro do Flamengo – zona sul do Rio de janeiro. O resumo do trabalho foi aprovado no V SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA.

Leia aqui o resumo do trabalho de Lucas Leal.

Por Mariana Mauro (Bolsista PIBEX – ECO/UFRJ)