Urucuia grande sertão faz apresentação gratuita na Cidade das Artes

Espetáculo, que tem os quebradeiros Luis Fernando Pinto e Alex Teixeira no elenco, foi vencedor de cinco prêmios Arlequim no Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro

Após passar pelos Festival de Curitiba, Festival de Inverno do Sesc e Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro — no qual foi vencedor do Prêmio Arlequim nas categorias melhor espetáculo, direção, ator, atriz coadjuvante e iluminação —, o Urucuia grande sertão se apresenta gratuitamente no sábado, dia 24 de agosto, às 15h, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes.

O texto de Eridiana Rosa e Luiz Fernando Pinto é inspirado na obra de Luís da Câmara Cascudo, o maior folclorista da América Latina, e conta com a direção de Marcia do Valle.

A trama se passa em um reino distante no sertão brasileiro, onde um rei viúvo e solitário, influenciado pelo avançar da idade e a vontade de ter netos, determina que seu fiel servo arrume um rapaz para casar com a jovem princesa. Após o anúncio, surgem muitos pretendentes e, com isso, o patriarca volta a nutrir esperanças, apesar de toda a resistência da moça, que se julga a mais inteligente do império. Para a nobre, nenhum homem é capaz de satisfazê-la intelectualmente. Inspirado por esta narrativa, o grupo traz à tona algumas questões contemporâneas e atuais, como o preconceito social e o amor, em um espetáculo alegre, repleto de música e referências da cultura popular brasileira.

O Urucuia grande sertão é composto por Alex Teixeira, Anderson Primo, Luiz Fernando Pinto, Michele Lima, Moises Salazar, Pedro Yudi e Thaiane Leal.

Sobre o Coletivo Peneira

O Coletivo Peneira é uma trupe que tem a cultura popular brasileira como fonte de inspiração para criações artísticas. Ele foi criado em 2010 por artistas de diversas localidades do estado do Rio de Janeiro, que desempenham um importante papel social por meio da ocupação de espaços públicos ociosos, como praças e parques. Fomentando a criação de redes empreendedoras em toda a Região Metropolitana do Rio, o Coletivo ministrou oficinas de teatro no Centro Cultural A História Que Eu Conto, localizado na comunidade de Vila Aliança, Zona Oeste da cidade. Também participou do documentário Bangu Território em Transição, vencedor do prêmio na categoria júri popular, do 1o Festival de Curtas Metragens da Vila Kennedy. No ano seguinte — aprovado no edital Microprojetos Mais Cultura – Território de Paz, e em parceria com o projeto Bairro Educador, que faz parte do Programa Escolas do Amanhã, da Secretaria Municipal de Educação do Rio —, o grupo se apresentou no circuito fora do eixo central, em colégios municipais, em praça pública, na comunidade do Batan, em Realengo, na Lona Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, e no Teatro Mario Lago, em Vila Kennedy. Em 2012, o espetáculo Urucuia grande sertão ganhou os prêmios de melhor direção, melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor iluminação e melhor espetáculo no Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro, e recebeu quatro estrelas na crítica da revista Veja Rio. Já em 2013, participou do Festival de Curitiba (Mostra Fringe), do Festival de Inverno do Sesc, além do Festival de Teatro Universitário (Festu Rio), com a composição Mercadão de Madureira. Atualmente a trupe se reúne ainda para pesquisas teatrais, e apostam em intervenções, considerando que a rua é uma excelente plataforma para a experimentação artística.

Sobre a diretora Marcia do Valle

Em 27 anos de teatro, a atriz Marcia do Valle atuou sob a direção de Aderbal Freire-Filho, Amir Haddad, André Paes Leme, Cláudio Mendes, Domingos Oliveira, Dudu Sandroni, Eduardo Tolentino, Luis Arthur Nunes, Moacir Chaves, Sidnei Cruz, Gustavo Paso, Lucia Coelho, Paulo Betti e Stephane Brodt. Na TV participou de novelas, minisséries e programas; no cinema fez trabalhos em curtas e longa-metragens. Em 2008, dirigiu e escreveu o texto Roda do tempo, para a reabertura do teatro do Centro Cultural Light, no centro do Rio. A peça ficou em cartaz durante todo o ano, assistida por centenas de turmas da rede pública e particular de ensino. Em 2006, participou do projeto Tempo Livre, parceria entre o Sesc e o grupo de teatro Nós do Morro, coordenado pelo ator e diretor Guti Fraga, como diretora de ator, supervisora de montagem e qualificação de novos grupos, em Itaocara, no interior do Rio. Em 2003, participou do projeto educativo do CCBB-RJ, em comunidades, escolas e instituições de ensino público. Desde 2001, integra o projeto de teatro-jovem, parceria entre o Sesc e o CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude). A atriz também trabalhou durante sete anos como professora de interpretação na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), e três anos na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, ambas no Rio de Janeiro, e ainda hoje dá aulas para iniciantes e atores. Na década de 1990, atuou, dirigiu e produziu espetáculos infantojuvenis contemplados com o Prêmio Coca-Cola. Fez parte do grupo Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, dirigido por Aderbal Freire-Filho, que ocupou o Teatro Glaucio Gill, em Copacabana e depois o Teatro Carlos Gomes, no centro carioca.

Texto: Eridiana Rosa e Luiz Fernando Pinto
Direção: Marcia do Valle
Direção músical: Raoni Costa
Elenco: Alex Teixeira, Anderson Primo, Luiz Fernando Pinto, Michele Lima,